5ª Mostra Cultural do Serviço de Convivência

Durante a 5ª oficina de convívio social realizada na Guarda Mirim de Londrina, os adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV trabalharam o tema “Juventude e Cultura”. Durante o andamento das oficinas, as educadoras procuraram trazer a discussão a respeito de diferentes vertentes da diversidade cultural, que vão desde diferenças particulares entre indivíduos até culturas de grupos, territórios. A finalização foi realizada no dia 22 de novembro, nos períodos matutino e vespertino, com a presença dos pais e responsáveis e também dos demais adolescentes da entidade.

A oficina “Nutrindo arte de norte a sul do meu Brasil” teve como objetivo trazer experiências com diferentes ritmos brasileiros, através da dança. Os adolescentes pesquisaram festas típicas e encenaram algumas danças para que os demais adolescentes também pudessem conhecer a cultura de outros estados brasileiros.

Na oficina “Eu te respeito, tu me respeita, nós nos respeitamos!” os adolescentes desenvolveram atividades voltadas à reflexão intensa sobre os perigos morais e psicológicos dos efeitos do Bullying. Na finalização, os adolescentes prepararam um teatro e um telejornal sobre as causas e efeitos negativos do Bullying no desenvolvimento do adolescente.

As oficinas “Arriégua, Simbora!” e “Oxente, Se Achegue!” buscaram proporcionar aos educandos o contato com a cultura do nordeste brasileiro. Na finalização, os educandos organizaram uma “festa cultural” com comidas típicas, costumes, trajes e música.

O evento da finalização foi um momento muito rico em trocas culturais e de experiências, onde os adolescentes puderam vivenciar um pouco da cultura brasileira de diferentes regiões e também refletir sobre a importância do respeito e valorização das diferenças entre os indivíduos. Os iniciantes da Banda Marcial da Guarda Mirim, sopro e percussão, também se apresentaram no evento e encantaram com a belíssima apresentação.

img_5588img_5581