“O que você quer ser quando você crescer?”

Ação de adolescentes da Guarda Mirim trabalha a orientação vocacional e profissional de crianças da Casa do Caminho.

No modulo IV do curso de aprendizagem profissional em Operador do Comércio e Varejo, os adolescentes das turmas V4 e V5, orientados pela educadora Ingriti Lima, discutiram a respeito da temática da “Orientação Vocacional e Profissional”.

Durante os encontros os adolescentes fizeram o teste vocacional e criaram slides  para informar os colegas de sala sobre a profissão desejam de exercer futuramente. Entre as informações disponibilizadas, estavam quais faculdades ofertam o curso, o valor da parcela e dicas de como ingressar em uma universidade pública.

Na finalização do módulo, no dia 01 de setembro, os adolescentes realizaram uma ação com a temática das profissões com as crianças da Casa do Caminho. Eles se dividiram em equipes para apresentar para as crianças a profissão escolhida, desenvolvendo uma atividade lúdica.

A educadora destaca a superação e o empenho dos adolescentes para a execução desta atividade, que não mediram esforços para encontrar jalecos, máscaras, luvas, estetoscópios, e todo o material necessário.

A ação teve foco no incentivo às crianças correrem atrás de seus sonhos e objetivos e durante a finalização os adolescentes entregaram uma lembrancinha com doces e perguntaram para as crianças o que eles queriam ser quando crescerem. As crianças dividiram opiniões entre as profissões apresentadas por eles.

 

As atividades foram:

 

  • Exército: Polichinelos e corridas entre os cones;
  • Enfermagem: O que faz bem para o coração?
  • Medicina: Ouvir o coração das crianças com estetoscópio;
  • Educação física: Corrida e embaixadinhas;
  • Estética: Cremes de beleza e massagem.

img_0179