Quem Somos

Conheça a Associação Guarda Mirim de Londrina

Fundada em 13 de Julho de 1965 na cidade de Londrina -PR, a Associação Guarda Mirim de Londrina é uma entidade sem fins lucrativos que prepara o jovem e oferece educação profissional de qualidade e formação cidadã. Reconhecida como promotora da inclusão social e profissional de jovens e adolescentes, em 2015 completou 50 anos de atividade. A Instituição atende cerca de 650 educandos na Central e mais 100 nas unidades de Lerroville e Guaravera. As crianças e adolescentes atendidos tem idade entre 8 e 18 anos, em situação de vulnerabilidade social e pessoal, que são encaminhados pelas próprias famílias, empresas parceiras e pela rede de serviços do município de Londrina.

Ao longo de sua história, a Guarda Mirim passou por muitas transformações, dificuldades e superações, principalmente em relação à sua sustentabilidade financeira. Em 2001 essas dificuldades quase levaram a instituição ao encerramento de suas atividades, mas, por uma indicação da Promotora da Criança e do Adolescente, formou-se naquele ano uma nova diretoria voluntária que daria início a um novo direcionamento de crescimento e planejamento, viabilizando melhorias educacionais, estruturais e financeiras. Parte desta diretoria se faz presente até os dias de hoje, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento da associação.

A Guarda Mirim oferece dois tipos de serviços, a Aprendizagem Profissional e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV. O principal objetivo do trabalho realizado é promover o direcionamento social, educacional e profissional do adolescente, qualificando-o para o mercado de trabalho e visando a transformação de sua realidade. Atualmente os cursos ofertados na aprendizagem profissional são de Auxiliar Administrativo e Operador do Comércio e Varejo. Já o SCFV funciona no formato de oficinas de convívio social realizadas no contra turno escolar. Além das atividades citadas, a entidade promove atendimento pedagógico e social, projetos de alimentação, higiene e bem-estar.

Este é um breve relato das melhorias alcançadas durante a trajetória da entidade, e que para isso continue acontecendo é necessário o apoio e empenho das empresas, instituições parceiras e de toda a sociedade Londrinense.

1965