Aprendizagem Profissional

CONTRATE UM JOVEM APRENDIZ DA GUARDA MIRIM

Informações que você precisa saber sobre o Projeto Aprendizagem Profissional da Associação Guarda Mirim de Londrina

Incentive a inserção de jovens no mercado de trabalho!

Entre em contato para saber mais detalhes e conhecer os benefícios de contratar um Jovem Aprendiz através da Associação Guarda Mirim de Londrina.

O QUE É O PROGRAMA?

Programa Aprendizagem Profissional prevê a execução de atividades teóricas e práticas, sob a orientação de entidades qualificadas em formação técnico-profissional.

O Estado oferece incentivos fiscais e tributários como uma forma de estimular as organizações a efetivamente contratarem os jovens aprendizes, para estimular o desenvolvimento de determinado setor ou atividade.

A empresa e a entidade parceira têm em conjunto, a responsabilidade na formação profissional do jovem aprendiz, sendo necessário preparar um ambiente propício para o desenvolvimento desse novo colaborador, para que ele não seja apenas uma obrigação para a empresa, mas sim um investimento de qualidade que irá garantir um futuro promissor para os jovens do projeto.

O PROGRAMA DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL

Aprendizagem Profissional da Associação Guarda Mirim de Londrina oferece formação profissional para jovens com idade entre 14 e 18 anos incompletos, que estejam a partir do 9º ano escolar e em situação de vulnerabilidade social.

O objetivo do serviço é promover a inclusão social e profissional dos adolescentes através dos cursos de Auxiliar Administrativo e Operador do Comércio e Varejo.

As atividades são desenvolvidas semanalmente e distribuídas em 04 horas teóricas e 16 horas práticas, totalizando 20 horas semanais.

A inserção de adolescentes ocorre mediante encaminhamentos dos Serviços socioassistenciais, correspondente a Rede de Serviços (CRAS, CREAS, Poder Judiciário) e buscas espontâneas realizadas por famílias, responsáveis ou indicações por empresas. A matrícula na entidade é efetivada mediante a aprovação nos processos seletivos nas empresas parceiras.

A LEI DA APRENDIZAGEM

O que você precisa saber sobre a legislação

Lei da Aprendizagem cria oportunidades tanto para o aprendiz quanto para as empresas, pois prepara o jovem para desempenhar atividades profissionais e ter capacidade de discernimento para lidar com diferentes situações no mundo do trabalho.

Todas empresas de médio e grande porte devem contratar um número de aprendizes equivalente ao mínimo de 5% e máximo de 15% do seu quadro de funcionários cujas funções demandem formação profissional. Apesar de não serem obrigadas, as micro e pequenas empresas também podem contratar aprendizes e se beneficiar do projeto.

Pode ser aprendiz o jovem, entre 14 e 24 anos incompletos, que curse ou já tenha concluído o ensino fundamental ou que curse o ensino médio, e que esteja participando de um programa em organização formadora na área em que atua ou pretende atuar.

A empresa tem redução do FGTS de 8,5% para 2,5%, exceto para os contribuintes pelo simples, em que a redução é de 8% para 2% e o contrato de aprendizagem não pode ultrapassar 2 anos.

O aprendiz não pode fazer hora-extra e nem trabalhar em locais insalubres. Após completar 16 anos, o adolescente já pode ser efetivado.

FAÇA A DIFERENÇA!

Sua empresa e a Associação Guarda Mirim de Londrina podem proporcionar um futuro promissor para esses jovens!

Entre em contato para saber mais detalhes e conhecer os benefícios de contratar um Jovem Aprendiz através da Associação Guarda Mirim de Londrina, você e os nossos aprendizes só tem a ganhar!